Índice
Podemos falar que é sempre melhor prevenir do que remediar, antes de aprender como curar ressaca, é muito importante entender como que leva ao processo de ressaca.
Esse artigo foi escrito para você que gosta de tomar uns drinks nos finais de semana e acaba ficando mal e com ressaca no dia seguinte.O consumo de álcool é comum desde antigamente, e da mesma forma que antes, o uso está relacionado à socialização, ao convívio social ou apoio emocional.
Muitas pessoas, em busca da relação entre lazer e socialização, tendem a aumentar o consumo de bebidas alcoólicas tanto em quantidade como em frequência de uso.
As ressacas causadas devido ao alto consumo são horríveis, e os riscos para a saúde são altos.
Dicas de como evitar ressaca
É de fundamental importância, antes de falar sobre ressaca, ressaltar a importância do “saber beber”. As primeiras e melhores dicas de como curar ressaca são:
Consumo consciente
Procure consumir em menor quantidade, um ponto importante também é sobre não virar doses, apreciar a bebida também pode ajudar a curar ressaca, acredite! Estudos apontam que existe uma relação entre a quantidade e a velocidade de ingestão de álcool, por exemplo, se você virar 10 doses de cachaça em menos de uma hora, além da ressaca terrível corre um sério risco de ir para o hospital e entrar em coma alcoólico.
Alimentar bem
Procurar se alimentar principalmente antes do consumo de bebidas alcoólicas. Beber com o estômago vazio faz potencializar o efeito do álcool, pois aumenta o poder de absorção pelo organismo. Você também pode comer uns petiscos enquanto aprecia uma Rainha da Cana, isso pode contribuir para evitar a ressaca.
Ingestão de água
É um dos pontos fundamentais, pois o álcool causa desidratação no corpo. Dessa forma é importante ingerir água antes, durante e após o consumo de bebidas, procurando sempre se manter hidratado.É indicado que pelo menos a cada hora se tome um copo de água, além de ajudar a diminuir o consumo de álcool, dilui a bebida e ajuda a evitar a ressaca.
Como o álcool age no organismo?
O álcool começa a ser absorvido pelo organismo através da boca, depois que ele cai no estômago o organismo já deve ter absorvido cerca de 25% do álcool, a absorção é completa depois que ele passa pelo intestino delgado e cai na corrente sanguínea, esse processo varia de 15 a 60 minutos.
O álcool age diretamente no Sistema Nervoso Central, afetando o sistema límbico.
Quando ele chega ao cérebro estimula a fabricação de serotonina, neurotransmissor que regula a ansiedade, o humor e o prazer. Se a pessoa continuar bebendo o álcool inibe a produção de glutamato, podendo levar a perda de coordenação e a diminuição do senso crítico da pessoa.
O etanol, substância presente no álcool, também atua em um hormônio responsável por regular a perda de água no organismo, por isso leva o indivíduo a desidratação.
Dependendo do grau da desidratação, pode levar o individuo a óbito.
Outro fator que também pode levar a óbito é quando ocorre a respiração do vômito, comum quando a pessoa entra em coma alcoólico.
Ressaca é o resultado da ingestão exagerada de álcool e pode ser caracterizada por um conjunto de reações de mal estar que acontece no corpo
Quais os sintomas da ressaca?
Os sintomas mais comuns são:
- Dor de cabeça;
- Náusea;
- Desidratação (levando ao aumento da sede);
- Dores musculares (ocorrem devido a perda de eletrólitos);
- Diminuição da concentração;
- Tontura;
- Sudorese;
- Tremores;
- Desconforto gastrointestinal; ,
- Vômitos
- Hipoglicemia.
Além de tudo isso o álcool pode levar a perda de memória e muitas vezes não lembrar o que aconteceu na noite anterior.
Com a diminuição do senso crítico a pessoa pode fazer coisas que não faria sem a ingestão do álcool fazendo com que a pessoa tenha uma “ressaca moral”.
Como curar ressaca rápido?
Não existe uma fórmula milagrosa de como curar a ressaca e cada organismo reage de forma diferente, mas em geral as soluções para atuar nos sintomas da ressaca são:
Procurar manter o corpo hidratado
Como a maioria dos sintomas ocorre devido à desidratação, causada pela ingestão de álcool e pelos sintomas de vômito e o suor, a primeira forma de como curar a ressaca é hidratar o corpo. Você pode fazer isso usando água, alguns sucos de frutas menos ácidas, água de coco.
Repouso
Um bom repouso ajuda a descansar o corpo e o organismo a se recompor e voltar suas atividades normais.
Analgésico
Quando o sintoma é dor de cabeça, a forma mais rápida de como curar a ressaca é fazer uso de algum analgésico de costume, ou seja, aquele em que seu corpo já está habituado. Normalmente analgésicos líquidos agem mais rápido no organismo.
Alimentar
Procurar alimentar se com refeições mais leves e de fácil digestão. Ingerir alimentos com maior teor de glicose, acredite, um chocolate pode ajudar a curar a ressaca mais rápido.
Como curar o enjoo de ressaca?
Quando há recorrência de vômito, tomar muita água pode dar mais ânsia ainda. Nesse caso, a forma de ingestão de água é importante também, já que o estômago fica irritado é difícil manter a água no organismo.
A dica aqui é tomar pequenos goles de água, de forma a manter a água no estômago.
A água gelada é mais aceita do que a natural, por algumas pessoas, para ajudar em sintomas de enjoo.
Receita para curar ressaca rápido
- Boldo + água gelada: macerar folhas de boldo na água e tomar pequenos goles para combater o enjoo e mal estar;
- Torrada + mel: a torrada é leve e o mel tem um açúcar natural que combate a ressaca;
- Chá de carqueja: ferver a água, colocar carqueja, desligar o fogo e deixar abafando.
A carqueja ajuda a eliminar as toxinas do álcool no organismo.
Procure repousar no escuro, para quem é fumante é bom evitar fumar até o organismo se recuperar.
Evitar alimentos muito processados ou industrializados, ou alimentos gordurosos como frituras e carne de costela, é mais algumas dicas de como curar ressaca.
Conheça os produtos da Cachaça de Sabor, são bebidas de alta qualidade para os momentos de descontração, mas beba com moderação e se for dirigir, não beba.