Índice
Muitos amantes de cachaça podem ainda não saber, mas para uma cachaça de boa qualidade é preciso uma diversidade de fatores que vão desde sua produção até o seu armazenamento, e é por isso mesmo que o barril de cachaça é um dos itens fundamentais para ter um produto único e com um sabor incomparável.
Se você sempre se deparou com barril de cachaça e acreditou que era um item que tinha como finalidade apenas o armazenamento do líquido até sua comercialização, está enganado! Esse é um item que cumpre um papel fundamental e que vai fazer toda a diferença na qualidade da cachaça, afinal, é através dele que o envelhecimento será garantido.
Quer saber como isso funciona na prática e os diferentes tipos e tamanho de barril de cachaça? Então você veio ao lugar certo, pois preparamos esse guia completo para fazer de você um expert nesse assunto! Acompanhe e se surpreenda.
O que é um barril de cachaça?
Uma cachaça saborosa não ganha esse status do dia para noite, ela precisa passar por um processo de envelhecimento em um item que é fundamental para qualquer amante de cachaças de verdade: o barril de cachaça que é feito de madeira e pode conter diferentes tamanhos. Ainda não sabe nada sobre ele? Vamos te apresentar!
O barril de cachaça nada mais é do que um recipiente utilizado no processo de fermentação e maturação de bebidas, entre elas a cachaça, a cerveja e o vinho. Como existe uma diversidade de barris em diferentes tamanhos e madeiras, em alguns lugares eles podem ser conhecidos como tonel ou ancorote.
Sua função principal é o envelhecimento da bebida, já que ele oferece as condições perfeitas para que esse processo seja maximizado e com ele seus benefícios. É o barril também que vai influenciar o aroma da bebida, dando à cachaça uma característica única.
Quais madeiras são utilizadas?
Como você viu, o barril de cachaça cumpre uma função essencial e faz toda a diferença na qualidade, sabor e aroma de uma cachaça. Porém, ele pode ser fabricado a partir de diferentes tipos de madeira, e isso vai influenciar diretamente todos os fatores. Venha conhecer quais são as madeiras mais utilizadas para isso:
Amburana A madeira amburana é também conhecida como cerejeira e é uma ótima opção de madeira nacional, já que sua localidade geográfica é do nordeste, centro oeste e também sudeste do Brasil. Essa é uma madeira amplamente utilizada para a fabricação de barris e as cachaças envelhecidas com ela possuem uma coloração mais intensa e baixa acidez.
Carvalho a madeira carvalho é um grande clássico quando o assunto é o barril de cachaça, isso porque essa é a madeira mais utilizada para esse processo, e não por acaso! Essa madeira é importada da Europa ou América do Norte, o que influencia também no seu valor.
O carvalho agrega a cachaça aromas e sabores mais adocicados, com fundos que podem se assemelhar a baunilha ou coco. A coloração das cachaças envelhecidas nessa madeira é de um dourado claro intenso ou âmbar, dependendo da região de onde o carvalho foi extraído.
- Jequitibá Também retirada de território brasileiro, a madeira jequitibá tem como diferencial o fato de praticamente não alterar em nada a coloração original da cachaça, mas reduzir drasticamente sua acidez, fazendo da bebida mais suave.
- Amendoim Se o assunto é o bom envelhecimento da cachaça, não existe nenhuma opção mais nobre do que a madeira amendoim, porém, por ser considerada uma madeira em extinção, ela tem a sua retirada controlada e não é muito comum de se encontrar.
- Cabreúva A madeira Cabreúva também é conhecida em algumas regiões como Bálsamo, e é encontrada mais facilmente no sul da Bahia. Ela traz para a cachaça características únicas, como coloração amarelo-esverdeado e intensas notas amadeiradas.
Barril de Cachaça 5L
Como você pôde ver, são diversas as madeiras que podem ser utilizadas para a fabricação de um barril de cachaça, e cada uma delas possui benefícios e particularidades capazes de criar produtos únicos e verdadeiramente saborosos.
Mas outro fator que pode influenciar é a questão do tamanho do barril de madeira, que é popularmente fabricado no tamanho de 5l e no tamanho de 2l. O Tamanho de 5 é ideal para quem deseja envelhecer uma grande quantidade de cachaça durante longos períodos, que podem chegar até mesmo a 10 anos ou mais.
Em um barril de 5l de cachaça você pode envelhecer diversos tipos de cachaça e obter os melhores resultados para consumo próprio ou também para a comercialização.
Barril de Cachaça de 2L
Se você é do tipo que envelhece cachaça apenas para o consumo próprio, a melhor opção é investir em um barril de cachaça de 2l, já que pelo seu tamanho você consegue armazenar a quantidade ideal para o processo.
O barril de cachaça nesse tamanho é também um belo item decorativo para se ter em casa, e você pode oferecer para os seus convidados aquela dose de uma cachaça de qualidade diretamente do barril!
Onde comprar um barril de cachaça?
Se você chegou até aqui, agora já sabe quase tudo o que precisa para escolher o barril de cachaça perfeito para você, porém, ainda tem mais uma questão: onde encontrar os melhores barris de cachaça para comprar?
Existem diversos locais especializados onde você pode garantir o seu barril de madeira em várias espécies diferentes e tamanhos diversos. Na internet, você também pode encontrar diversos sites que vendem o produto, mas é preciso ter cuidado, pois dependendo do tamanho e peso, o frete pode não compensar!
Mas para além disso, é também preciso saber como escolher o barril de cachaça perfeito e fazer um bom negócio, e com essa dúvida nós também vamos te ajudar! Confira aqui algumas dicas fundamentais para escolher com sabedoria!
Qual será a dimensão?O tamanho do barril faz toda a diferença no processo de envelhecimento da cachaça, afinal, quanto menor o barril, maior será a área de volume total, fazendo com que a quantidade de extrativos também seja superior em um período de tempo mais curto.
Na hora de comprar o seu barril, essa é uma das perguntas que você deve se fazer com muita sabedoria antes do investimento.
Qual será a madeira?Como você viu, quando o assunto é o barril de cachaça o que não falta são diferentes tipos de madeira, cada uma com o seu toque especial. Na hora de escolher que barril comprar, é preciso pesquisar com dedicação qual a madeira vai atender melhor às demandas da sua produção.
Você pode encontrar locais que vendem sob encomenda na madeira que você desejar, e assim escolher a madeira ideal que vai trazer para a sua cachaça toda a qualidade e sabor que você procura.
Qual será a tosta?Você sabia que o grau da tosta do barril também faz toda a diferença no final da produção? Acontece que essa técnica é muito comum e vem ganhando cada vez mais adeptos, e ela se caracteriza pela queima interna do barril, trazendo novos aromas e sabores, além de reduzir as características indesejadas.
Além disso, caso você já seja um amante de barris e possua um, essa técnica também é capaz de rejuvenescer os barris de forma rápida e simples.
- Qual será a espessura?A espessura de um barril também é outro fator fundamental no momento de uma escolha inteligente, afinal, é ela quem vai definir a vida longa do produto. Quanto mais espesso o barril, mais facilidade você terá de reformá-lo sem problemas, garantindo uma maior economia e também fazendo a diferença no seu produto.
- O acabamento é muito importante!Os acabamentos exagerados podem não ser uma boa ideia, já que na tanoaria não se utiliza nada para colar as peças ou também envernizar a madeira. O ideal é que no acabamento seja utilizado somente cera de abelha.
Se você encontrar por aí barris pintados ou com ornamentos colados, ou pregados, não é uma boa ideia, e pode influenciar de forma negativa a qualidade final da bebida.
Barril está seco?
Na hora de escolher o seu barril perfeito, é também preciso se atentar à umidade da madeira. Os barris ressecados vão vazar o líquido, por isso será preciso hidratar a madeira, mas esse processo traz o risco de proliferação de fungos.
Por isso, dê preferência aos barris com madeira mais úmida e que estão visualmente bem hidratados
E agora que você já tem todas as informações que precisa sobre o barril de cachaça, já está pronto para escolher o melhor tipo para você e iniciar na sua casa o processo de envelhecimento dessa bebida tão amada!
Não tenha limites na sua criatividade de brincar com diferentes possibilidades e criar cachaças únicas em sua coloração, sabor e teor alcoólico! Com a técnica correta, você com certeza vai poder beber da melhor cachaça e o melhor de tudo, em um barril de cachaça todo para você!