Índice
Provinda da variação da cachaça surgiu a caipirinha, que se transformou em uma espécie de coquetel brasileiro, muito comum em festas, churrascos e comemorações no geral, ao estilo do nosso Brasil.
Todo amante de cachaça e de aguardente que se preze conhece a caipirinha e sabe fazer para os amigos. Portanto, acompanhe a nossa matéria que você irá aprender um pouco mais sobre ela e como fazer.
O que é Caipirinha?
A caipirinha é uma bebida alcóolica proveniente da cachaça, feita originalmente com a mistura dela com limão, gelo e açúcar, que surgiu em São Paulo.
Hoje há variações da caipirinha com a utilização de outras aguardentes e até com leite condensado. Com rum é a caipiríssima e com vodca é a caipiroska.
Surgida no interior paulista a partir da criação de fazendeiros latifundiários, que usavam como substituto do vinho e do uísque importado. E se tornou símbolo da alta classe da época presente em notórios eventos.
E como o seu preparo é simples, assim como os ingredientes são de fácil acesso, rapidamente virou uma bebida consumida até pelos menos abastados.
No século XX já começava a se espalhar por todo o país, sendo muito consumida no Estado do Rio de Janeiro e em Minas Gerais. E ganhou o país devido a Semana de Arte moderna que ocorreu em São Paulo.
E com a chegada em cada Estado brasileiro, mais e mais foi sendo modificada, onde hoje pode ser encontrada com as mais diversas frutas e com leite condensado.
Tipos de Caipirinha
Hoje, com a criatividade que o brasileiro tem de sobra, a caipirinha de limão clássica não é a mais consumida, isso por que houve uma enorme mudança na sua fórmula. Confira as mais comuns que são consumidas por todo o Brasil.
Caipiroska: a caipiroska ou caipivodka, é a troca da cachaça pelo uso da vodka, onde a mais comum é a Sminorff;
Caipirão: é uma modificação da nossa caipirinha pelos portugueses, onde eles trocam a cachaça por licor de limão português. O licor é uma mistura de ervas e sofre duas destilações.
Caipirissíma: essa variação da caipirinha é feita com rum Bacardi, o qual a marca já registrou como uma especiaria sua.
Caipivinho: a caipivinho é a variação da caipirinha tradicional por o uso do vinho, onde pode ser usado o tinto ou o branco.
A caipivinho é muito comum ser batida no liquidificador e adicionada com leite condensado, no Ceará.
Caipirinha de sakê: o sakê substitui a cachaça, o sakê é uma bebida típica japonesa onde é feito através de destilado de arroz. Além da cachaça, o limão também é retirado, e fica a tangerina e sopa de maracujá.
Caipirinha de tequila: esse é muito comum em farras, onde a cachaça é trocada pela amada tequila. E o limão é cortado em cubos deixando um tempo de repouso antes de tomar.
Nas receitas pode ser substituído o limão por maracujá, morango, laranja, tangerina, banana, kiwi, groselha e até uva.
Receita de Caipirinha
A caipirinha tradicional é feita com fatias finas de limão, raspa de gelo ou em cubos e a cachaça prata e adição de açúcar, mas pode ser usada à dourada.
No momento da adição de açúcar deve ser provado para que a bebida nem fique muito doce nem muito amarga.
Na a caipirinha de limão com água de coco, onde você adicionará o limão, um pouco de açúcar a cachaça ou outra aguardente e a água de coco.
À caipivinho é adicionado no liquidificador o vinho, a cachaça, leite condensado, raspa de gelo e o suco de limão, até forma uma bebida cremosa.
Pode ser usada em forma de picolé ou em saquinhos de dindin para fazer um “gelinho alcóolico”.
Caipirinha é uma Delicia 100% Nacional
A caipirinha é uma maravilha e uma forma diferenciada de tomar a nossa querida cachaça. E com a pluralidade da cachaça a nossa caipirinha ganhou novas formas e novos sabores.
Agora é só por em prática na próxima festa as novas receitas dos mais diversos tipos de caipirinha.
Coloque a Cachaça Rainha da Cana em sua Caipirinha e tenha um sabor único.