Rótulo de cachaça: o que é e como criar?

Cachaça

Os rótulos não são somente formas de descrever os produtos e garantir ao consumidor formas seguras de saber sobre os componentes e teor alcoólico. Um rótulo bem feito faz parte de um dos principais componentes para vendas das cachaças. Rótulo de cachaça.

Dessa forma, quem investe em desenvolver um rótulo de qualidade, com bom designer e informações claras certamente dá um passo para vender seu produto com muito mais potência dentro do mercado desejado.

Por isso, criamos um texto com os principais passos para garantir o desenvolvimento do rótulo ideal para sua cachaça, adequada ao tipo e perfil do seu produto. Saiba mais sobre rótulos de cachaça: o que é e como criar!

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O que são os rótulos?

Antigamente, os rótulos eram muito mais simples e serviam basicamente para identificar a marca e o tipo de produto que estávamos adquirindo. Mas mesmo no início da venda de produtos com rótulos, esses já serviam para dar rosto ao produto.

Conforme o tempo foi passando e a tecnologia passou a permitir rótulos cada vez mais sofisticados, esse item ganhou um peso de obrigatoriedade para a grande maioria dos produtos, sobretudo os alimentares.

Nesses produtos, é o rótulo que leva itens obrigatórios como a composição e a porcentagem, assim como o teor alcoólico no caso de bebidas alcoólicas.

Mas também é nos rótulos que o produto consegue ter sua cara garantida conforme o perfil e mercado ao qual se destina. Dessa forma, um produto muito sofisticado não poderá ter um rótulo simples demais.

Por outro lado, produtos artesanais ganham valor de mercado quando recebem rótulos de aparência mais rústica, assim como produtos modernos precisam receber rotulagem que acompanhe esse estilo.

Um bom desenho de frente e a escolha das letras e das cores também faz parte importante do corpo do rótulo, portanto, esse está longe de ser um item qualquer.

Se você está pensando na produção de cachaças, um fato é certo: não deixe o rótulo para escolher por último! Muito menos trate o rótulo como um item secundário ou menos importante do que o conteúdo de seu produto, afinal, ele é o rosto de sua bebida! Saiba tudo sobre o rótulo de cachaça!

Rótulos de cachaças como informativos

O rótulo de cachaça possui um valor altamente informativo, além de ser a linha de frente de seu produto, a primeira coisa que seu cliente vê quando visualiza o produto na prateleira, além do formato da garrafa.

Atualmente, no mundo do marketing, a rotulagem é considerada como o item chave que confere identidade a um determinado produto. Assim, uma cachaça fica conhecida pelas cores de seu rótulo, tipo de letras e termina sendo colada à forma como o rótulo é feito.

Antes de pensar em desenvolver seu rótulo de cachaça, é preciso ter em mente que um cliente quando busca produtos em um mercado, mesmo que seja especializado em bebidas, entra em contato com uma grande quantidade de informações visuais simultaneamente.

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Dessa forma, o rótulo termina fazendo parte de uma verdadeira disputa de produtos similares e passam a ser um dos principais chamarizes dos consumidores para a compra de cachaças.

Mas ao contrário do que algumas pessoas podem imaginar, o rótulo não precisa e nem pode ser muito chamativo no sentido de visualmente agressivo, com cores muito fortes ou letras grandes demais.

Ele precisa estar adequado ao perfil do produto e voltado para o mercado que se deseja atingir. Por isso, o mais importante nessa etapa inicial é conhecer muito bem o seu produto e saber exatamente qual o seu público alvo e só assim pensar no design do rótulo de sua cachaça.

Rótulo voltado para o público alvo

Falando em rótulos de cachaça, é preciso pensar que quando definimos o perfil do produto que iremos vender, automaticamente estamos estabelecendo um público alvo.

O ideal é ter isso em mente desde o início do desenvolvimento do produto. Para quem essa cachaça está sendo feita? Qual o público que mais irá se interessar pela cachaça? Quanto mais detalhes sobre esse público alvo você obtiver, melhor será o direcionamento de seu marketing visual, no caso, o rótulo.

Alguns exemplos podem ajudar a clarear a definição do público alvo e como o rótulo está inserido nessa diferenciação. Veja os principais tipos de cachaça e o público alvo:

  • Cachaças artesanais

O público que consome cachaças artesanais costuma ser preponderantemente masculino e não tão jovem. Em geral, é um público que aprecia uma boa bebida e escolhe o tipo de cachaça de acordo com a composição.

Dessa forma, o rótulo de cachaça precisa acompanhar o desejo desse público alvo e também o perfil do restante do produto. O ideal é que seja um rótulo requintado no caso de cachaças mais caras e raras, rótulos rústicos no caso de cachaças da roça e assim por diante.

O mais importante é que o rótulo transmita exatamente o que se pretende vender com o produto. Tradição exige um rótulo mais conservador ou mesmo um modelo retrô no desenho de frente.

  • Cachaças de mercado

As cachaças vendidas em mercado fabricadas em série não exigem rótulos tão sofisticados ou desenvolvidos com tanta personalização. Quem consome esses produtos em geral estão procurando uma bebida barata para fazer drinks ou mesmo para consumir em festas e outras ocasiões.

O rótulo de cachaça de mercado pode ser mais simples, desde que transmita as informações essenciais para o consumidor e expresse a qualidade e características do produto.

  • Cachaças regionais

Essas são cachaças muito procuradas por turistas, por isso é ideal que o rótulo expresse o maior número de características do local onde ela é produzida.

Deve-se ter atenção para não sobrecarregar o rótulo com muitas informações visuais e muitas cores ao mesmo tempo. Escolha um ou, no máximo, dois itens que chame atenção e façam lembrar o local de fabricação, como um trem, um ponto turístico, algo que remeta ao nome da cidade e assim por diante.

  • Cachaças tipo exportação

As cachaças que são enviadas para o exterior são vendidas lá fora como um produto precioso que o Brasil possui e isso não deixa de ser verdade!

Por isso, além das informações exigidas pelo mercado internacional, o rótulo precisa explicitar a brasilidade da cachaça.

Imagine um estrangeiro contando que possui uma cachaça legitimamente brasileira? Isso ocorre quando consumimos vinhos importados, por exemplo.

Gostamos que o rótulo faça menção ao país onde a bebida foi produzida, por isso, tente expressar em seu rótulo de cachaça ao menos um item que remete ao Brasil e nossa tradição na produção da bebida.

 

  • Cachaças raras

Existem, no Brasil, algumas cachaças muito raras, produzidas com safras restritas e com número de barris muito reduzidos e que, consequentemente, são muito valiosas no mercado de bebidas.

O rótulo de cachaça, nesse caso, precisa demonstrar toda sofisticação e valor de mercado do produto, por isso, não se deve economizar nada na criação e produção de um rótulo que acompanhe a bebida tão valiosa que o consumidor está adquirindo.

Dicas para criar um rótulo personalizado

Quem está produzindo cachaça ou pensando em investir em um negócio de produção e venda dessa bebida precisa saber que ela está em alta no mercado.

Um rótulo de cachaça bem desenvolvido pode auxiliar na venda de uma bebida muito tradicional, mas que ganhou versões gourmetizada e está cada vez mais sendo buscada por novos mercados e se tornou um importante produto de exportação.

Confira algumas dicas para produção de cachaças personalizadas de alta qualidade e com rótulos inteligentes:

  • Escolha um estilo de marca

A partir do tipo de bebida que você está produzindo, escolha o estilo de sua marca. Lembre-se que sua marca terá a cara que você conseguir dar ao rótulo.

Escolha todos os itens com cuidado e acompanhe de perto a equipe de criação para se certificar de que tudo está saindo como o desejado e que o rótulo está dando identidade para sua bebida.

  • Escolha logotipos, desenhos, letras e cores

Esses itens são fundamentais para um rótulo de cachaça e precisam ser muito bem pensados como um conjunto que fará parte da cara de sua bebida.

A cachaça precisa ter um rótulo com logotipo que a identifique logo de cara. Pense que o desenho e formato da garrafa costumam ser os primeiros fatores visuais notados por clientes quando visualizam seu produto na prateleira.Cachaça

  • Escolha o tipo de papel

Embora os rótulos pareçam mais ou menos padrão, existem diferenças significativas de cores de papel, textura e tamanho dos rótulos.

Todos esses itens precisam fazer parte da composição e dar rosto às garrafas, que também devem ser muito bem escolhidas.

Uma boa dica é considerar a cor da cachaça e a transparência ou não da garrafa. Se sua bebida for mais amarelada e se você usar um rótulo com transparência, precisa considerar que o resultado final também ficará amarelado.

Faça quantos testes visuais necessitar para seu rótulo de cachaça antes de se decidir pelo produto final.

Não se esqueça que o rótulo cria identificação nos consumidores e que seu produto será procurado por ele, por isso, mudar o rótulo posteriormente pode exigir um tempo e costume dos clientes! Invista em seu rótulo de cachaça e produza bebidas de alta qualidade!