Índice
Chegou a hora de você, que é um bom apreciador ou boa apreciadora de cachaças, conhecer tudo a respeito de uma das cachaças mais conhecidas do Brasil: a cachaça nega fulo! Este artigo foi carinhosamente escrito para todos aqueles que querem refinar seus conhecimentos acerca do mundo das bebidas e, em especial, das cachaças!
A cachaça é uma bebida destilada que remonta a história do Brasil. Descoberta acidentalmente, esse aguardente é hoje um dos espíritos mais conhecidos ao redor do mundo e levou o Brasil mais uma vez a ser reconhecido por suas diversas qualidades.
Quando nos referimos à espíritos, para os iniciantes nesse universo, estamos nos referindo às bebidas alcoólicas, geralmente específicas. Existem as bebidas que são fermentadas, como as cervejas, e as destiladas, como as vodka e a cachaça.
Embarque conosco nessa deliciosa e breve leitura sobre a cachaça nega fulo e confira tudo sobre as características e dicas sobre essa cachaça:
O que é a cachaça Nega Fulo?
A cachaça é uma bebida alcoólica obtida a partir da extração do álcool da cana de açúcar. Sendo o engenho de cana de açúcar o principal do setor agricultor do Brasil desde os tempos escravocratas. Foi quando essa bebida passou a ser descoberta e produzida.
O termo cachaça, inclusive, era referente à espuma obtida na produção, que foi considerada, em um primeiro momento, como sujeira e era dada aos porcos. A aguardente resultante e restante do processo, que era considerada de qualidade inferior, era consumida apenas pelos escravos.
A cachaça é uma bebida popular que passou a cair nas graças de todo o povo brasileiro e hoje é consumida independente por pessoas mais pobres ou por aquelas com os mais exigentes paladares e refinamentos.
Cachaça hoje é patrimônio e uma bebida premiada! É um dos itens de exportação que cada vez mais gera demanda para o Brasil, junto com o café e outros produtos agropecuários. Essa bebida também é a base do drink, também tradicional brasileiro, caipirinha.
Inclusive, a cachaça nega fulo é uma das mais pedidas para a produção desse coquetel e se você ainda não experimentou, você tem certeza de que está no Brasil?
Brincadeiras à parte, a cachaça é hoje um dos maiores polos da economia brasileira no que diz respeito à movimentação de mercado. Estamos falando desde a produção de cana de açúcar até tecnologia de extração, produção da cachaça e também a venda em bares e restaurantes, supermercados e lojas de bebidas especializadas.
Sobre a marca Nega Fulo, vamos contar agora mais sobre sua história e como ela se tornou uma das cachaças mais conhecidas do Brasil.
Confira tudo a seguir e não deixe de acompanhar todas as informações e dicas especiais que temos para você:
A história da Nega Fulo
Que tal conhecer um pouco mais sobre a história de um dos alambiques mais bem sucedidos do Brasil?
Diretamente do estado do Rio de Janeiro para o mundo veio a cachaça nega fulo e agora você vai saber tudo sobre como essa marca começou a ser comercializada:
Tudo começou na Fazenda Soledade, que fica no estado do Rio de Janeiro, mais precisamente na cidade de Nova Friburgo. Foi no ano de 1975 que a primeira cachaça desse alambique passou a ser produzida: a cachaça nega fulô.
A verdade é que a história dessa cachaça é relativamente recente, porém ela caiu no gosto do público brasileiro e se tornou uma das mais vendidas do país e de conhecimento obrigatório de qualquer pessoa que deseja provar e conhecer mais sobre cachaças.
De valor acessível e qualidade considerável, essa é uma marca de cachaça que investe em uma produção que conta com cada vez mais qualidade, tecnologia e inovação.
Sabendo que a produção de cachaça no Brasil é essencialmente artesanal, algumas marcas têm investido também em tecnologias e meios de melhorar a produção e também de preservar a história da cachaça e, inclusive, o meio ambiente, adotando práticas mais sustentáveis e modernas.
A marca Nega fulô é um exemplo disso, pois tem investido cada vez mais em melhorar a qualidade de sua produção e distribuição, porém sem abrir mão da tradição.
Um fato muito interessante é que a Nega Fulô fez tanto sucesso que foi comprada pelo maior grupo do segmento de bebidas do mundo, a empresa Diageo. Para que você entenda o peso dessa empresa, ela também é a proprietária das marcas e rótulos:
- Johnnie Walker (whisky)
- Guinness (chopp)
- Smirnoff (vodka)
- José Cuervo (tequila)
Porém, a família não abriu mão totalmente da marca e da produção. Mesmo após a aquisição da marca, são os irmãos Bastos Ribeiro que estão à frente dela no Brasil e que cuidam de todo o processo de produção da cachaça.
É muito interessante pontuar que os alambiques contam a história do Brasil e carregam muita tradição. Os engenhos são históricos e também a forma como a cachaça foi sendo disseminada nos territórios brasileiros é bastante marcante.
Outra característica é que geralmente os nomes das cachaças homenageiam essa história fazendo referência a figuras da época e fazendo referência aos grandes responsáveis pela produção e o próprio consumo e apreciação da cachaça: os escravos e os tropeiros.
É possível encontrar marcas de cachaças de alambiques de diversas regiões do Brasil como a Bahia, a Paraíba, o Rio de Janeiro, como no caso, e também Minas Gerais.
Essas são as regiões que historicamente estão associadas ao engenho e plantação de cana, e foram os tropeiros que viajavam pelas mais diversas estradas de terra dos sertões e interiores brasileiros revendendo as garrafas de cachaças que compravam em suas passagens pelos engenhos e alambiques do país.
Hoje a cachaça é uma bebida muito tradicional que possui um valor afetivo para o povo brasileiro que também leva o nome do país para fora! E quem é que visita o Brasil e não quer provar uma cachaça tão tradicional e boa como a cachaça nega fulo, não é mesmo?
E o que você, que quer saber tudo sobre bebidas e, em especial, sobre cachaças precisa saber sobre a cachaça nega fulo? Confira a seguir as informações e dicas exclusivas que trouxemos para você:
Tudo o que você precisa saber a respeito de uma das cachaças mais tradicionais do Brasil
Tradição brasileira em carta internacional de bebidas, essa é a cachaça nega fulô!
Uma cachaça bem elaborada, equilibrada, que traz o mais tradicional que uma cachaça pode oferecer para aqueles que gostam de um espírito forte, seco e respeitosamente simples, e também para aqueles que querem apreciar uma ótima caipirinha!
A cachaça nega fulô está entre as mais conhecidas e mais vendidas do Brasil. Pode ser encontrada em lojas, bares e restaurantes e também em lojas especializadas em bebidas.
Hoje em dia também é comum que as pessoas comprem bebidas alcoólicas por aplicativos específicos, e com o advento da Pandemia do covid-19 essa prática passou a ser ainda mais comum e reforçada.
Para o clima tropical brasileiro, uma caipirinha gelada feita à base da cachaça nega fulô é tudo de bom e agrada aos mais diversos paladares. Sejam dos jovens ou do pessoal mais velho, fã de uma pinga das boas!
E para os dias mais frios, nada como um shot puro para esquentar a alma sem queimar a garganta, não é mesmo? Pois, é assim que a Nega fulô desce… intensa e macia.
Mesmo o paladar mais exigente poderá apreciar essa cachaça sem frustrações. E para caipirinhas ou mesmo outros coquetéis à base de cachaça, estamos falando de uma ótima escolha.
É por isso que dificilmente em uma carta de bebidas de um bar ou restaurante que ofereça cachaças vai faltar a presença dessa cachaça. Até porque, sua distribuição passou a ser muito maior depois da aquisição internacional, o que favorece também o consumo de outras cachaças em geral!
E se você ainda está querendo saber onde pode encontrar a cachaça nega fulô para comprar, temos algumas dicas para você:
Onde comprar a cachaça nega fulo?
Se você for maior de 18 anos, não vai ter problema algum em encontrar e adquirir uma garrafa da cachaça nega fulo! Ela pode ser encontrada em praticamente todos os pontos de vendas de bebida do Brasil como:
- Vendas
- Bares
- Supermercados
- Restaurantes
- Aplicativos
A respeito do custo-benefício, vale a pena considerar o ponto de venda, claro! Confira:
Qual o preço da cachaça nega fulo?
Vale lembrar que o preço da cachaça nega fulo é bastante acessível, mas pode variar de acordo com o lugar onde você vai comprar. Comprar uma garrafa de bebida dentro de um bar como um pub, por exemplo, tem lá seus predicados.
Comprar em pontos de vendas como vendas e supermercados, por exemplo, pode ser mais vantajoso para quem quer economizar.
Quanto aos valores no cardápio, a caipirinha à base da cachaça nega fulo terá um preço bacana! Talvez não seja a mais barata em comparação com outras aguardentes mas também não será cara!
A cachaça nega fulô vale muito a pena para quem busca qualidade e bom preço em cachaça!