Pina Colada: O Que É e Como Fazer?

A piña colada é tão adorada que tem até música para chamar de sua. É o tipo de drink que todo mundo ama, porque é produto da mistura de duas frutas maravilhosas com uma das bebidas mais incríveis, que é o rum.

Difícil não querer beber a todo momento essa maravilha, que é mesmo deliciosa, refrescante e original, tendo a cara do verão e das férias. A questão é que nem todo mundo sabe a sua origem ou como prepará-la, e acredite: conhecer essas informações faz toda a diferença!

A seguir, portanto, falaremos um pouco mais sobre esse drink e seus diferenciais, te explicando como ela foi criada e claro, como fazer com que ela fique gostosa e diferenciada, do jeitinho que tem que ser. Veja as nossas dicas abaixo, porque é certo que elas vão te ajudar demais.

Saiba como a piña colada surgiu

Primeiro pensemos do termo “piña colada”! A tradução para o português traz à tona a expressão “abacaxi espremido”, o que faz muito sentido, se considerarmos que essa é a base dessa bebida!

Agora, quem pensou em usar essa fruta em um drink tão único foi Ramón “Monchito” Marrero, que era barman em um hotel de Porto Rico, chamado Hotel Caribe. Foi no ano de 1954 que tudo aconteceu…

Seus patrões lhe deram a seguinte missão: criar um novo drink, que seria servido com exclusividade para os hóspedes do hotel, todos muito influentes e bastante ricos.

De acordo com a versão oficial da história Marrero foi sábio e se aproveitou da criação do leite de coco, produto que acabava de ser desenvolvido na universidade local. Ele, assim como o abacaxi e o rum, é extremamente importante para se chegar ao mix perfeito!

Aos poucos os visitantes da referida hospedaria começaram a se encantar pela bebida, e com a proximidade que Porto Rico tem dos Estados Unidos não demorou para que os yankes estivessem todos enlouquecidos por essa novidade!

Seu estouro ocorreu quando a canção “Escape” chegou às paradas de sucesso, em 1979, com Rupert Holmes cantando “If you like piña colada and get caught in the rain…”. A música se popularizou em todo mundo, e logo um drink que só era conhecido em Porto Rico e nas suas proximidades ganhou o planeta por inteiro!

Conheça a melhor receita de piña colada do mercado

Como comentamos previamente, a piña colada é deliciosa, mas para de fato funcionar é necessário fazer um mix ideal dos ingredientes nela presentes, que são basicamente o suco de abacaxi, o leite de coco e o rum! A quantidade de ingredientes é a seguinte:

  • 1 única dose de rum, de mais ou menos 50 ml;
  • 1 única dose de leite de coco, com os mesmos 50 ml;
  • 2 doses de suco de abacaxi, chegando então aos 100 ml;
  • 1 colher (de sopa) de açúcar;
  • Gelo a gosto;

O modo de preparo é simples: basta juntar todos esses elementos em suas quantidades exatas em uma coqueteleira, batendo até ficar bem cremoso. Para ficar perfeito mesmo basta servir em uma taça decorada, com muito gelo de preferência!

É interessante dizer que tem quem prefira fazer o mix usando uma rodela de abacaxi bem picado com um pouco de água de coco, fazendo as vezes de suco da fruta.

Para alguns isso confere um toque mais rústico ao drink, mas tem quem prefira o consagrado “abacaxi espremido”. É claro que isso vai muito de gosto e você deve preparar da forma que preferir a sua bebida. Aliás, falando nisso, fica aqui a pergunta…

Dá para fazer a piña colada com outros tipos de bebida alcoólica

Obviamente se o drink em questão não tiver rum ele não será visto como a bebida em questão, mas isso não significa que o resultado seja ruim. Muito pelo contrário, na verdade.

Não é incomum vermos o mix de suco de abacaxi com leite de coco sendo preparado com o auxílio de bebidas como a vodka e a cachaça por essas bandas, muito porque elas são bem mais comuns nos nossos mercados, mas também em muitos casos agradam mais aos brasileiros em termos de paladar e tradição.

Se você é desses que prefere uma boa vodka ou uma bela cachaça em todos os seus drinks não tem problema algum fazer a sua piña utilizando-os. A única dica que damos é para você usar as mesmas medidas que usaria com o rum, para não pesar demais no gosto de álcool.

De resto é só se jogar e usar a criatividade, porque até mesmo as receitas mais tradicionais foram preparadas pela primeira vez desconsiderando as convenções, então não tem nada de errado na gente inventar novos sabores e aproveitar de maneiras diferentes ideias que já existem por aí!

Conheça drinks que contam com o uso dessa bebida

Contar com esse drink como uma base para outros é uma atitude bem comum, que pode render uma série de novas experiências, e todas elas podem ser muito, muito boas.

Por exemplo, uma proposta bem recorrente para os mais “formiguinhas” que gostam de tornar suas receitas mais brasileiras é colocar leite condensado no mix! Isso mesmo! O toque mais adocicado tira um pouco da refrescância, mas o sabor é diferenciado.

Além dessa possibilidade tem outra bem legal, que conta com a cremosidade do creme de leite e o cítrico da laranja, vindo na forma de suco ser misturada com a bebida alcoólica da sua escolha, o abacaxi e o leite de coco.

Tem inclusive quem faça a mistura contando com coco ralado (para tornar essa fruta mais presente ainda no drink) e iogurte grego, que pode ter um grau de acidez interessante, dependendo de cada paladar.

A piña colada com certeza é aquela bebida que anima festas e alegra confraternizações. Com o final de ano chegando apostar no seu preparo pode ser uma ótima pedida, especialmente se você souber como fazer e tiver a sua bebida alcoólica favorita para garantir o sucesso do seu mix! Aproveite e curta muito!