O que é uma cachaçaria?

cachaçaria

Para entender o que é uma cachaçaria e qual a função deste estabelecimento, é preciso compreender mais sobre a importância da cachaça e a sua origem no Brasil.

Isto porque, além de fazer parte de nossa cultura, a cachaça é parte integrante da história do Brasil, acompanhando a evolução do país, desde os períodos de colonização.

Continue lendo a seguir e entenda o que é uma cachaçaria, reconhecendo também um pouco mais sobre a história da cachaça e sua importância.

Saiba mais sobre a história da cachaça e das primeiras cachaças

Apesar de ser uma bebida que faz parte da história do Brasil, a origem da cachaça ainda é um mistério para os historiadores, podendo ter sido desenvolvida através de três modos semelhantes.

O que se sabe realmente é que a cachaça teve sua origem entre os anos de 1516 e 1532, desenvolvida em algum engenho localizado no litoral do Brasil.

  • A primeira teoria sobre sua criação fala sobre seu desenvolvimento realizado em Pernambuco, principalmente devido aos registros que oferecem relatos de uma exportação de açúcar para as terras portuguesas, fortalecendo ainda mais esta teoria.
  • A segunda teoria fala sobre a sua origem na cidade de Porto Seguro, no estado da Bahia, com fortes indícios da existência de engenhos de açúcar localizados nesta região;
  • E a terceira fala sobre a invenção desta bebida na região do litoral do estado de São Paulo. Este pode ser fruto do empreendimento de portugueses que puderam ter dado origem às primeiras cachaças do Brasil.

Apesar de sua origem ainda um pouco incerta, com diversas teorias, os historiadores recolhem relatos e documentos que demonstram a sua origem em diversas partes do Brasil.

Mas, o que se pode afirmar sobre está bebida é que ela também poderia ser chamada de aguardente e que era um líquido oferecido para o consumo das pessoas escravizadas.

A primeira bebida destilada da América Latina

Mesmo que cheia de incertezas, a história sobre a cachaça retrata a origem da primeira bebida destilada de toda a América Latina, que teve grande importância para a valorização do mercado e para a economia local.

O uso crescente da cachaça foi muito importante para o aumento do comércio das pessoas escravizadas na época, pois cada vez mais a demanda dentro das plantações de cana-de-açúcar aumentou e, com isto, a necessidade de uma mão de obra ainda maior.

Além disso, durante muito tempo a cachaça foi utilizada como moeda de troca em meio a outros produtos, podendo ser oferecida na compra de produtos de alto custo, como o comércio dos próprios escravos.

Outro fator que contribuía para a valorização da cachaça era a sua durabilidade e resistência a grandes viagens, diferente do vinho e da cerveja que estragavam com mais facilidade.

Dessa forma, esta bebida foi se tornando a grande preferida no comércio e, além disso, foi sendo uma grande responsável por muitos feitos e construções na história.

Com o aumento de seu comércio, aumentaram também os engenhos para a sua produção, contribuindo, consequentemente, para o aumento significativo do número de escravos enviados ao Brasil.

A cachaça como símbolo brasileiro

Depois que a cachaça se popularizou e se tornou um símbolo importante de comércio local, a coroa portuguesa passou a adotar novas medidas de comércio em cima desta bebida, procurando se beneficiar com a sua comercialização.

Mas, este efeito contribui direta e indiretamente para que movimentos que buscam pela independência do país começassem a se iniciar.

E, com o tempo e o declínio dos escravos no Brasil, o curso do comércio da cachaça foi se modificando, fazendo com que a sua valorização se perdesse e esta bebida fosse vista como algo destinada apenas às pessoas pobres.

Com o tempo e toda a vinculação desta bebida com a sua importância histórica, a cachaça voltou a ter valor no Brasil e a sua fabricação de forma artesanal passou a se desenvolver ainda mais no país.

Movimentos culturais em todo o Brasil, iniciados por historiadores, artistas e o próprio movimento negro, trouxeram de volta toda a relação desta bebida com o avanço das conquistas do Brasil e, com isto, seu valor foi restabelecido, aumentando seu comércio e fazendo com que está bebida fosse considerada um patrimônio.

Atualmente, existem mais de 4 mil alambiques e cachaçarias em todo o Brasil, simbolizando a sua produção e a importância da valorização de  seu processo artesanal, fazendo com que diversas marcas de cachaça existam em todo o Brasil.

Conheça uma cachaça de qualidade, que ofereça um processo de produção artesanal

Os alambiques e cachaças artesanais crescem cada vez mais em todo o país, principalmente devido à valorização desta bebida que é muito consumida em território nacional e cada vez mais exportada para outros países de todo o mundo.

O Brasil é mundialmente conhecido por suas qualidades de cachaças que compõem diferentes tipos de bebidas originadas graças a sua variação, como o quentão e a caipirinha.

Além do consumo em sua própria região, o Brasil exporta todos os dias milhões de litros para diversos países, que admiram a sua produção e buscam experimentar os sabores que está bebida oferece para seus apreciadores.

Um grande exemplo de produção de cachaça artesanal é a cachaça Rainha da Cana, que oferece bebidas em sua forma tradicional e outras com sabores que podem variar e atender todos os gostos.

Além disso, esta cachaçaria possui o certificado do Ministério da Agricultura, determinando que seu processo de produção e seus ingredientes são de origem segura.

O processo de envelhecimento de suas cachaças é realizado em tonéis de madeira de carvalho, para proporcionar um sabor indescritível em cada gole e mostrar para os clientes sobre a importância do processo artesanal em sua produção.

Os ingredientes são fiéis à boa produção de sua cachaça, oferecendo um processo saudável, envolvendo um Know How com mais de 50 anos.

O processo de produção das cachaças faz parte da história do Brasil e esta é uma bebida considerada patrimônio atualmente, principalmente por representar a evolução do país e todas as lutas pela sua independência.

Além disso, existem também diversas variações de drinks com a cachaça, mostrando a sua enorme versatilidade em produções que podem variar de caipirinhas, questões ou cachaças com sabor.

Esta é uma bebida que representa o Brasil e é considerado um dos destilados mais saborosos de todo o mundo.

A representação dos alambiques e cachaçarias diz respeito ao seu processo de produção que dá origem a diversas empresas familiares, que podem ser responsáveis pela renda principal destes trabalhadores.

Portanto, é possível concluir que a cachaça não é apenas uma bebida e sim um fator histórico do Brasil, que representa toda a luta pela independência e a liberdade de poder utilizar os produtos de fabricação local para benefício próprio.

Sabendo de toda a importância de sua tradição, a cachaçaria Rainha da Cana mantém todo o seu processo de produção de forma original, reconhecendo o valor de manter a forma artesanal.

Agora que você já sabe a importância do papel de uma cachaçaria, invista na cachaçaria Rainha da Cana e sinta o sabor de uma produção completamente artesanal, proporcionando prazer em cada gole.