Como fazer quentão de cachaça?

O quentão é uma bebida tradicionalmente consumida no Brasil, principalmente em festas juninas e quermesses, ainda mais em estações como outono e inverno, quando a temperatura está mais baixa. Veja mais sobre quentão de cachaça.

Apesar de existirem diversas receitas de quentão, o tradicional é aquele feito com cachaça de qualidade, para que a sua bebida possa ser saboreada em sua receita original.

Continue lendo a seguir e entenda como fazer o quentão, conhecendo também um pouco da origem desta maravilhosa bebida brasileira que é tão adorada por todos!

Conheça um pouco sobre a origem do quentão

O quentão é a bebida tradicional das festas juninas, que não pode faltar em comemorações e combina muito com todas as comidas, como o milho verde, por exemplo.

Mas, apesar de ser uma bebida muito comum, não se tem total certeza de sua real origem.

Muitas pessoas dizem que o quentão é uma bebida popular do estado de Minas Gerais, mas, apesar disto, existem também aqueles que acreditam que foi originada do interior do estado de São Paulo.

Mas, mesmo com suas dúvidas, é possível afirmar que esta é uma bebida que foi criada especialmente para comemorar as datas festivas que representam os santos que tem seu dia no mês de junho, como o Santo Antônio, o São João e o São Pedro.

O próprio nome “quentão” faz uma grande referência ao dialeto caipira, representando estas regiões interioranas do país.

Existem ainda alguns pesquisadores que ligam diretamente a origem desta tradicional bebida ao ciclo da cana-de-açúcar, nos primórdios da colonização do Brasil.

A origem da cachaça no Brasil abriu margem para a criação de outras bebidas derivadas, explorando seu sabor e experimentando especiarias em suas novas receitas.

Quentão: uma bebida que combina sabores 

Quando a imigração europeia começou a se fortalecer no Brasil, bebidas como o vinho quente passaram a se chamar quentão, principalmente para os habitantes da região sul do país. 

Mas, a sua receita tradicional é formada por cachaça e algumas especiarias adquiridas na época, como o gengibre, a canela e o cravo-da-índia.

Apesar da sua receita padrão, o quentão foi se adaptando com o tempo, principalmente de acordo com as épocas e as preferências das pessoas.

Existem algumas pessoas que incluem em sua receita original frutas picadas, para incrementar seu sabor ou até mesmo lascas de limão, para que o aroma fique acentuado.

Mas, apesar de suas mudanças e adaptações, o sabor e a qualidade da cachaça não são prejudicados.

A cachaça é a protagonista do quentão

A base do quentão é uma boa e velha cachaça e é primordial que esta bebida seja de qualidade.

Portanto, é preciso buscar e investir em uma cachaça que seja de qualidade, de preferência com uma produção artesanal e envelhecida.

Mas, apesar de a cachaça ser de qualidade, é sempre preciso se atentar à quantidade de álcool incluída na receita, pois isto pode influenciar no desempenho da bebida e nas suas calorias.

Conheça a receita tradicional do quentão de cachaça

Depois de entender um pouco sobre a história do quentão, vamos mostrar como é feita a sua receita original, demonstrando o passo a passo de como preparar esta bebida tão querida, que aquece o coração das pessoas nas festas juninas:

Ingredientes

  • Meio quilo de açúcar refinado
  • 8 cravos da índia
  • 2 a 3 pedaços de canela em pau inteira
  • 100 gramas de gengibre em lascas
  • 600ml de água 
  • Uma garrafa de cachaça Rainha da Cana

Modo de preparo

Para preparar o quentão de cachaça, primeiro é preciso separar uma panela e colocar a quantidade de açúcar determinada na receita, levando em fogo médio, até que se transforme em um caramelo.

Quando o açúcar estiver neste ponto, acrescente o gengibre, o cravo e a canela, mexendo levemente para que todos os ingredientes se incorporem.

Depois que o açúcar derreter completamente, coloque os 600ml de água e deixe o conteúdo da panela ferver por aproximadamente meia hora.

Após os 30 minutos, acrescente a cachaça na panela e deixe ferver o conteúdo por mais cerca de 10 minutos.

Desligue a panela e deixe o quentão descansar por mais ou menos uma hora. 

E pronto! Sua receita maravilhosa de quentão tradicional estará pronta para ser servida e aquecer as pessoas de logo lugar.

Dicas para servir seu quentão da forma correta

Quando o quindim estiver pronto para ser servido, separe todos os pedaços das especiarias com ajuda de uma peneira ou filtro de café.

A receita pode ser adaptada em sua quantidade, para atender o número de pessoas que irá consumir. Mas, apesar disto, é preciso sempre se atentar à quantidade de cachaça e de água, pois ambas devem ter a proporção igual, para que o sabor da bebida fique no ponto: nem muito forte e nem muito fraco.

Além disso, é possível ainda incluir frutas como a maçã e o limão, adaptando a bebida às suas preferências.

Invista em uma cachaça de qualidade para fazer o melhor quentão de todos!

Como vimos, a cachaça é a grande protagonista da receita do quentão tradicional e investir em uma bebida de qualidade é a melhor forma de deixar a sua receita com o melhor sabor possível.

Portanto, conheça a cachaça Rainha da Cana e conte com o melhor da cachaça artesanal brasileira.

Isto porque, a cachaça Rainha da Cana oferece um selo de certificação oferecido pelo órgão de fiscalização oficial, o Ministério da Agricultura.

E, além disso, as cachaças passam por um processo de envelhecimento em tonéis de carvalho, fazendo com que seu sabor seja único e especial, oferecendo uma experiência incrível para cada gole.

Todos os seus ingredientes são de origem confiável e o seu processo de fabricação é totalmente artesanal, contando com um Know How que atua há mais de 50 anos em suas produções.

Comprando a cachaça Rainha da Cana você conta com qualidade, para preparar o melhor quentão de todos e sentir o sabor tradicional desta bebida que faz parte da história do nosso Brasil.

A cachaça Rainha da Cana oferece ainda mais de 30 sabores de cachaças, permitindo que a sua experiência com esta maravilhosa bebida seja ainda maior, buscando atender o gosto do paladar de todos os seus clientes.

O quentão é uma bebida consumida tradicionalmente no Brasil, principalmente nas festas juninas onde o clima é mais frio e as pessoas buscam por algo para lhes aquecerem.

Além de muito saborosa, esta é uma bebida que traz consigo um pouco da história do Brasil e dos ancestrais, sendo como uma tradição para todos os brasileiros que apreciam o seu sabor.

A sua receita pode ser muito simples e fácil, mas, para que seu sabor seja inigualável, é preciso investir em uma cachaça de  qualidade, que passe por um processo de produção artesanal e conte com ingredientes de qualidade.

E, por isto, a cachaça Rainha da Cana tem desenvolvido seu processo de produção, buscando satisfazer todos os seus clientes e trazer tradição e sabor para os brasileiros.

Não perca mais tempo e aproveite o sabor da cachaça Rainha da Cana, para realizar o melhor quentão de todos e experimentar a sensação de fazer uma bebida tão importante para a história do Brasil.